Este site utiliza o plugin Flash Player 8, clique aqui para instalar.
PRESS
UE - Portugal recebe 3.460 M€ para desenvolvimento rural


Diário Digital / Lusa
22.Novembro.2007



A Comissão do Desenvolvimento Rural aprovou hoje, em Bruxelas, o plano de desenvolvimento rural de Portugal continental para 2007-2013, no valor de quase 4,45 mil milhões de euros, financiado em 3,46 mil milhões por fundos comunitários no âmbito do Feader.

Em números certos, a despesa pública total ascende ao 4.443.960.082, divididos em cinco rubricas, dos quais 3.468.079.378 são financiados pelo Feader.

Os objectivos globais do programa de desenvolvimento regional português são aumentar a competitividade dos sectores agrícola e florestal, promover a sustentabilidade dos espaços rurais e dos recursos naturais e revitalizar económica e socialmente as zonas rurais.

O Eixo I - que integra a competitividade dos sectores agrícola e florestal, a gestão sustentável do património rural e a dinamização das zonas rurais - é o que tem a maior fatia do orçamento (2.080 mil milhões) e a que recebe a maior verba (1.559 mil milhões, 74,94 por cento).

A concentração de fileiras estratégicas com elevado potencial de desenvolvimento (fruta e produtos hortícolas, flores, azeite, vinho, silvicultura, produtos de qualidade) e a promoção da competitividade são prioridades do Eixo I.

O desenvolvimento da agricultura biológica e da integrada, bem como a combinação de medidas agro-ambientais e florestais são destaques no Eixo II são financiados a 81,5 por cento em 1.448 milhões de euros).

Nesta sequência o Ministro da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas, S. Exa. Jaime Silva, em entrevista (revista Voz do Campo), comenta e deixa orientações que serão úteis para pequenos e grandes Agricultores - Ver entrevista.