Este site utiliza o plugin Flash Player 8, clique aqui para instalar.
PRESS
Leite vai subir dez cêntimos por litro a partir de Fevereiro

 

Jornal de Negócios online
24.Janeiro.2008

 




O preço do leite vai subir mais de dez cêntimos por litro já a partir do mês de Fevereiro. Trata-se de um aumento superior ao anunciado no início do ano e que é influenciado pela diminuição do efectivo pecuário e dos produtores que, cada vez mais, trocam as pastagem pela produção de cereais destinados a biocombustíveis.

Atendendo a que o preço das marcas mais consumidas, como a Agros, a Mimosa e a Gresso, tem rondado nos últimos tempos os 64 cêntimos por litro, o aumento que conheceremos em Fevereiro atinge os 15,6%, noticia hoje o "Correio da Manhã".

Aliás, a ruptura de stocks que se tem verificado nas últimas duas semanas em praticamente todas as grandes superfícies portuguesas, com o leite distribuído pela Lactogal esgotado vários dias seguidos, indicia aumento de preços a curto prazo.

"A questão é simples. Quem distribui não tem interesse em colocar leite nas prateleiras dos supermercados nesta altura, sabendo que o pode vender a mais dez cêntimos o litro daqui por duas semanas", disse ao "Correio da Manhã" um distribuidor, referindo que "dez cêntimos por litro representa muitos milhões ganhos assim de uma hora para a outra".

Alertando para o facto de estarmos perante um acto que tem prejuízos efectivos para o consumidor, a DECO disse ao CM que vai pedir esclarecimentos sobre esta matéria ao Governo, nomeadamente ao Ministério da Agricultura.

A escassez de leite no mercado – ao ponto de não haver produto para venda em espaços comerciais – poderá agravar a onda inflacionista, o que tem despoletado queixas do sector comercial.

Contactada pelo CM, a Lactogal – que detém mais de 50% do total de leite produzido em Portugal – recusou-se a revelar qual a disponibilidade de leite nas suas unidades de produção, que cobrem todo o País.

Por outro lado, a administração da empresa optou por não adiantar, "no momento", qualquer estimativa quanto ao impacto da actual escassez de leite no mercado para a evolução dos preços em 2008.