Este site utiliza o plugin Flash Player 8, clique aqui para instalar.
PRESS
Trigo alcança máximo histórico depois de registar a maior subida desde 2002

Jornal de negócios - online
26.Fevereiro.2008




 

O trigo alcançou um máximo histórico superando os 12 dólares por alqueire, pela primeira vez, em Chicago, depois de ter registado a maior subida em cinco anos, com os investidores a investir em matérias-primas agrícolas devido aos sinais de que a colheita global não irá satisfazer a procura.

As reservas globais de trigo deverão descer para um mínimo de 30 anos, este ano, enquanto os "stocks" de milho estão próximos do nível mais baixo desde 1984, de acordo com as estimativas do Departamento de Agricultura dos EUA.

Os preços do cereal mais do que duplicaram no último ano depois de as condições meteorológicas adversas terem reduzido a produção na Europa, no Canadá e na Austrália, elevando os custos do pão e bolos, o que acabou por se reflectir num aumento da inflação em todo o mundo que dificultou a decisão dos bancos centrais em cortar as taxas de juro para estimular o crescimento económico.

O trigo para entrega em Maio avançou o máximo diário permitido de 90 cêntimos, o que correspondeu a uma valorização de 8% para os 12,145 dólares por alqueire, na bolsa de mercadorias de Chicago. A bolsa alargou o limite diário permitido depois de o contrato ter subido os 60 cêntimos anteriores na sessão de ontem.