Este site utiliza o plugin Flash Player 8, clique aqui para instalar.
PRESS
Cavaco Silva pede "rejuvenescimento" da Agricultura

Cavaco Silva defende maior investimento no rejuvenescimento da agricultura.




O Presidente da República, Cavaco Silva, defendeu esta sexta-feira que o Portugal deve reforçar os apoios à instalação de jovens agricultores, contribuindo para «o necessário rejuvenescimento de um sector demasiado envelhecido.

«Em Portugal apenas 3,7 por cento dos agricultores são jovens, o que é menos de metade da média da União Europeia. Isso dá-nos a ideia de que temos de fazer mais, encontrando uma estratégica adequada para que mais jovens agricultores se instalem», afirmou o presidente.

Por isso, Cavaco Silva apelou a um diálogo construtivo para que seja possível atender aos desejos dos jovens agricultores.

O chefe de Estado disse esperar um entendimento entre o Governo e a Associação dos Jovens Agricultores, recordando que todos os países europeus apoiam fortemente esta actividade. 

Cavaco Silva falava após a visita que realizou a uma exploração leiteira, em Mancelos, Amarante, e uma unidade vitivinícola, em Sousela, Lousada, ambas exploradas por jovens empresários.

O Presidente da República dedica hoje o dia ao primeiro Roteiro para a Juventude, para mostrar os «bons exemplos» de jovens que «tomaram as rédeas do seu destino nas mãos», superando dificuldades e «encontrando o seu caminho».

Cavaco Silva alertou para o perigo de Portugal poder, a médio prazo, perder capacidade produtiva e o meio rural ficar mais desertificado se o tecido empresarial neste sector não se renovar a um ritmo elevado.

«É necessária uma nova estratégia que traga mais jovens a este sector tão importante da nossa sociedade», insistiu.

Fonte: TSF
03-10-2008