Saiba como escolher a suspensão ideal para potencializar o seu reboque agrícola

Artigo-tiposdesuspensao.jpg

Os reboques agrícolas são equipamentos essenciais na agricultura moderna, que proporcionam o transporte eficiente de todo o género de produtos agrícolas e seus derivados, podendo ser também utilizados na  vertente industrial e obras públicas.
Um dos elementos-chave que tem um impacto significativo no seu desempenho e estabilidade é o sistema de suspensão. Na agricultura, são frequentemente utilizados quatro tipos de suspensão: suspensão mecânica bogie, suspensão mecânica tandem, suspensão mecânica tridem e suspensão hidráulica (por eixo ou semieixo).

 

1. Suspensão mecânica bogie

É tipo de suspensão mais conhecido e mais utilizado em reboques agrícolas, com dois eixos ligados entre si por uma suspensão (conjuntos de molas). São maioritariamente utilizadas pela sua adaptação a vários tipos de terrenos. É o tipo de suspensão ideal e mais económica para circular em terrenos agrícolas e pisos irregulares.

Vantagens:
  • Custo: É a suspensão mais económica e com a manutenção mais simples.
  • Condução: Consegue um comportamento eficiente em terrenos irregulares.
Desvantagem:
  • Amplitude: Não oferecem ajustabilidade na altura do equipamento relativamente ao solo.

 

2. Suspensões mecânicas tandem e tridem

A suspensão tandem envolve a utilização de dois eixos, enquanto a tridem utiliza três. Em ambos os casos, os eixos estão apoiadas em feixes de molas. É uma escolha comum para muitos reboques agrícolas, que percorrem terrenos mais planos, longos e estrada.

Vantagens:
  • Condução: São adequados a longos percursos.
Desvantagens:
  • Estabilidade: Apesar de mais estável em estrada, não são tão eficientes no campo.
  • Amplitude: Não oferecem ajustabilidade na altura do equipamento relativamente ao solo.

 

3. Suspensão hidráulica (por eixo ou semieixo)

No mundo da agricultura moderna, a eficiência e a segurança são considerações primordiais. Os sistemas de suspensão hidráulica proporcionam várias vantagens em relação às configurações de suspensão mecânicas tradicionais.

Vantagens:
  • Estabilidade: Uma das principais vantagens da suspensão hidráulica em semirreboques agrícolas é a maior estabilidade e possibilidade de controlo, o que faz com que o equipamento esteja sempre nivelado.
    Também permite o ajuste da altura e da rigidez da suspensão.
  • Redução de vibrações e impacto: Com a redução de vibrações e de impactos, garante a integridade da carga e prolonga a vida útil do semirreboque, reduzindo custos de manutenção.
Desvantagem:
  • Custo: É o tipo de suspensão com o custo mais elevado.

 

Conclusão

A escolha do sistema de suspensão depende de necessidades e considerações específicas por parte do utilizador. Apesar das suspensões mecânicas serem as mais solicitadas, para uma utilização mais intensiva e profissional, recomenda-se a suspensão hidráulica.

Uma avaliação cuidadosa de fatores como os requisitos de carga, o terreno e o orçamento, ajudará os agricultores e os profissionais na escolha da melhor solução.

João Amaro



Subscreva a nossa newsletter