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A escolha do melhor tipo de eixo para um reboque nem sempre é uma escolha fácil e questões como a segurança, a manobrabilidade e o conforto são pontos que deverá ter em conta na hora da decisão.

Por essa razão, preparamos um artigo que apresenta as características mais relevantes dos quatro principais tipos de eixos: fixo, autodireccional, direcional forçado hidráulico e direcional forçado eletrónico.

 

EIXO FIXO

Este é o tipo de eixo mais simples e, naturalmente, o mais económico dos quatro. No entanto, tendo em conta que o reboque é arrastado na direção imposta pelo trator, está sujeito um maior desgaste dos pneus.

 

EIXO AUTODIRECIONAL

É um eixo que faz com que as rodas sigam a direção assumida pelo trator, podendo oscilar livremente. Melhora a manobrabilidade do reboque em relação ao eixo fixo, reduzindo o arrastamento dos pneus e consequentemente o seu desgaste. Permite o bloqueio do eixo em ambas as direções garantindo o alinhamento das rodas. O eixo autodirecional pode ser usado destrancado em circulação até à velocidade máxima de 15 km/h, a partir dessa velocidade deve ser trancado pelo tratorista.

 

DIRECIONAL FORÇADO HIDRÁULICO 

Eixos que, conectados ao trator, acompanham e facilitam a curvatura do mesmo à direita ou à esquerda, reduzindo o desgaste dos pneus por arrastamento. Isto é, quando o trator curva, o cilindro instalado sob o dispositivo de engate paralelo à lança é ativado, acompanhando o raio de curvatura, facilitando a manobra.

 

DIRECIONAL FORÇADO ELETRÓNICO

Permite controlar os eixos direcionais de um reboque, através de um sensor colocado junto ao argolão. Esta tecnologia permite que, a uma determinada velocidade (programada pelo utilizador), seja feito o trancamento automático dos eixos.

Da mesma forma que o faz automaticamente, também admite que o controlo seja manual, basta para isso aceder ao controlador instalado na cabine do trator.

Em relação à opção direcional forçado hidráulico, o eletrónico melhora o ângulo de viragem e acarreta menos material de desgaste e consequentemente menos serviços de manutenção.

 


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O crescimento económico e populacional são fatores determinantes para as crescentes necessidades de produção. É por esta razão que temos assistido a uma nova forma de trabalhar a agricultura, privilegiando a inovação e a tecnologia.

É neste contexto que encontramos os robôs agrícolas, esperando-se que tenham um papel ainda maior na agricultura do futuro, impulsionando a inovação e promovendo a sustentabilidade em toda a cadeia alimentar.

Atentos a esta tendência global, a Herculano associou-se ao INESC-TEC para o desenvolvimento do Modular-E, um robô apresentado na World FIRA 2024, uma feira promissora na robótica agrícola, com várias empresas a apresentar soluções inovadoras voltadas para melhorar a eficiência e a sustentabilidade da produção alimentar.

Nesta feira foram apresentadas discussões e workshops dedicados aos desafios e oportunidades da robótica na agricultura. Vários especialistas na área partilharam a sua visão sobre como a automação e a robótica podem ajudar os agricultores a aumentar a produtividade, reduzir os custos e minimizar o impacto ambiental nas suas operações.

Aconteceram também diversas demonstrações que proporcionaram aos participantes da FIRA uma visão prática de como estas tecnologias estão a ser implementadas no terreno. Estes equipamentos, mostraram as suas capacidade de trabalhar em conjunto com os agricultores, respondendo aos desafios enfrentados pela agricultura moderna.

 

 

 

O Conceito Modular-E

É um robô modular autónomo para culturas lenhosas com capacidades de navegação avançadas. A monitorização permite a recolha de dados visuais e de nuvem de pontos 3D para alimentar os sistemas de apoio à decisão.

Equipado com sistemas de deslocação avançados, o Modular-E pode mover-se de forma eficiente numa variedade de terrenos e obstáculos. O robô conta com uma variedade de sensores, que inclui câmaras, um sensor LIDAR e antenas GPS, o que promove uma perceção detalhada do ambiente ao seu redor.

Também funciona como aplicador de fertilizante utilizando a tecnologia de taxa variável e sensores de NPK, para solo e folhas. Além disso, possui uma ferramenta elétrica ultra eficiente para o controlo do crescimento da vegetação nas culturas em linha e entre linhas. A vindima automática em contexto de vinha em socalcos estará disponível em 2025. E, no futuro, para além da vindima, também será possível a poda.


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Comunicado Herculano

 

Em solidariedade com os agricultores de todo o país, a Herculano quer expressar o seu apoio incondicional às manifestações que se iniciaram esta quinta-feira.

Reconhecemos e valorizamos o papel vital desempenhado pelos agricultores para alimentar o país e a sua sustentabilidade económica. Consideramos que o atraso no pagamento do apoio à produção e o corte dos subsídios, evidenciam um profundo desrespeito pelo trabalho árduo, a dedicação incansável e a resiliência demonstrada pelos agricultores. Desta forma, entendemos que os protestos são um meio legítimo para demonstrar o seu descontentamento e apelar a que sejam ouvidas as suas necessidades urgentes.

A Herculano acredita que é fundamental traçar um caminho que promova um diálogo aberto e construtivo entre as partes envolvidas. Exemplo disso, foi a reunião entre os representantes agrícolas e o Ministério da Agricultura.

Ainda assim, apelamos ao governo, para que, de maneira proativa, continue a apoiar a produção agrícola e mobilize os apoios comunitários necessários aos agricultores nacionais. É crucial considerar políticas que incentivem a inovação, ofereçam suporte financeiro e técnico e promovam práticas agrícolas ambientalmente conscientes.

Estendemos o nosso apoio e solidariedade aos agricultores espalhados pela Europa que, neste momento, expressam as suas preocupações e reivindicações por meio de protestos.

Estamos comprometidos em trabalhar em conjunto com a comunidade agrícola, o governo e as partes interessadas para garantir um futuro mais promissor para a agricultura do nosso país.

Consigo no Terreno.

 

Fernando Jorge Teixeira,

Administrador


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O ano iniciou com o lançamento de um novo produto Herculano: o contentor H-BOX.  

Conhecidas as dificuldades de mão de obra na agricultura, o uso destes contentores nas colheitas é cada vez mais utilizado, já que reduz o número de tratores e condutores necessários em cada operação. Neste caso, o trabalho pode ser gerido por duas pessoas: uma na ceifeira debulhadora/colhedora; e uma segunda que conduz o trator com porta caixas e gere um sem número de caixas distribuídas pela área cultivada.

A versatilidade deste produto permite que sejam utilizados não só na agricultura, nomeadamente nas culturas arvenses, cereais, oleaginosas e proteaginosas, como também na construção ou serviços municipais. Tudo dependerá da necessidade do proprietário e da utilidade que pretende dar ao seu equipamento. Neste caso, a aquisição de um produto deste género torna-se mais económico, devido à rentabilidade da sua utilização.

Tal como os monocoques Herculano, estes contentores são igualmente desenvolvidos com caixa cónica para facilitar a descarga, e estão também preparados para integrar taipais suplementares a fim de aumentar a sua capacidade. Estas caixas estão também preparadas para a utilização em tratores ou camião porta-contentores.

 

Faça o download do folheto de produto aqui.

 


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Os reboques agrícolas são equipamentos essenciais na agricultura moderna, que proporcionam o transporte eficiente de todo o género de produtos agrícolas e seus derivados, podendo ser também utilizados na  vertente industrial e obras públicas.
Um dos elementos-chave que tem um impacto significativo no seu desempenho e estabilidade é o sistema de suspensão. Na agricultura, são frequentemente utilizados quatro tipos de suspensão: suspensão mecânica bogie, suspensão mecânica tandem, suspensão mecânica tridem e suspensão hidráulica (por eixo ou semieixo).

 

1. Suspensão mecânica bogie

É tipo de suspensão mais conhecido e mais utilizado em reboques agrícolas, com dois eixos ligados entre si por uma suspensão (conjuntos de molas). São maioritariamente utilizadas pela sua adaptação a vários tipos de terrenos. É o tipo de suspensão ideal e mais económica para circular em terrenos agrícolas e pisos irregulares.

Vantagens:
  • Custo: É a suspensão mais económica e com a manutenção mais simples.
  • Condução: Consegue um comportamento eficiente em terrenos irregulares.
Desvantagem:
  • Amplitude: Não oferecem ajustabilidade na altura do equipamento relativamente ao solo.

 

2. Suspensões mecânicas tandem e tridem

A suspensão tandem envolve a utilização de dois eixos, enquanto a tridem utiliza três. Em ambos os casos, os eixos estão apoiadas em feixes de molas. É uma escolha comum para muitos reboques agrícolas, que percorrem terrenos mais planos, longos e estrada.

Vantagens:
  • Condução: São adequados a longos percursos.
Desvantagens:
  • Estabilidade: Apesar de mais estável em estrada, não são tão eficientes no campo.
  • Amplitude: Não oferecem ajustabilidade na altura do equipamento relativamente ao solo.

 

3. Suspensão hidráulica (por eixo ou semieixo)

No mundo da agricultura moderna, a eficiência e a segurança são considerações primordiais. Os sistemas de suspensão hidráulica proporcionam várias vantagens em relação às configurações de suspensão mecânicas tradicionais.

Vantagens:
  • Estabilidade: Uma das principais vantagens da suspensão hidráulica em semirreboques agrícolas é a maior estabilidade e possibilidade de controlo, o que faz com que o equipamento esteja sempre nivelado.
    Também permite o ajuste da altura e da rigidez da suspensão.
  • Redução de vibrações e impacto: Com a redução de vibrações e de impactos, garante a integridade da carga e prolonga a vida útil do semirreboque, reduzindo custos de manutenção.
Desvantagem:
  • Custo: É o tipo de suspensão com o custo mais elevado.

 

Conclusão

A escolha do sistema de suspensão depende de necessidades e considerações específicas por parte do utilizador. Apesar das suspensões mecânicas serem as mais solicitadas, para uma utilização mais intensiva e profissional, recomenda-se a suspensão hidráulica.

Uma avaliação cuidadosa de fatores como os requisitos de carga, o terreno e o orçamento, ajudará os agricultores e os profissionais na escolha da melhor solução.


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Tendo como principal objetivo o cumprimento dos requisitos da Homologação Europeia, a Herculano lançou uma nova linha de produtos, air, com travagem pneumática. Esta aposta representa o alinhamento da empresa com os mercados europeus, privilegiando a uniformização do produto por padrões de qualidade e de segurança.

Para mais informações sobre a Homologação Europeia, clique aqui.


Sabendo que estabilidade e segurança são duas vertentes de grande importância para os utilizadores, desde cedo que a Herculano tem vindo a apostar na oferta de equipamentos fiáveis e seguros, nomeadamente através do sistema de travagem pneumática.
O sistema de travagem pneumática utiliza o ar comprimido gerado pelo trator para ativar as câmaras de travão, em que o ar é direcionado para as câmaras, que aplicam pressão às maxilas de travão que resulta na travagem do reboque. A força de travagem é controlada pelo sistema ALB, ajustando automaticamente a força de travagem mediante a carga no reboque.

 

Entre diversas vantagens face à travagem hidráulica, destacam-se:

  • Desempenho de travagem eficaz: com a travagem pneumática é tecnicamente mais fácil respeitar os critérios técnicos exigidos no regulamento europeu
  • Fiabilidade e segurança reforçada: componentes altamente testados, pois já são utilizados há muitos anos em veículos industriais/a motor
  • Desempenho ambiental assegurado: sistema que não utiliza líquidos potencialmente poluentes, como acontece nos sistemas hidráulicos.

 

Os produtos que dispomos atualmente com a versão air são os Monocoques (HMB de 2 e 3 eixos, HMB RG, HTP, HDPA), Reboques Multifunções (Europa e Plataforma), Cisternas (2 e 3 eixos e RG) e Espalhadores (H2RS 2 eixos) – com Homologação Europeia temos também os modelos de reboques multifunções de 1 eixo iS1ET, mas com travões de inércia.

Veja aqui a reportagem da revista abolsamia onde apresentamos 3 dos modelos air


 


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Este produto simples e inteligente é considerado o melhor indicador de aperto de rodas disponível no mercado. Foi concebido para indicar o seu possível desaperto em veículos comerciais.

Esta solução inteligente ajuda a garantir que cada motorista ou utilizador do seu reboque possa realizar verificações e auditorias visuais rápidas e fáceis nas rodas dos seus veículos.

FUNÇÃO

O seu princípio de funcionamento é indicar visualmente a posição do elemento de aperto. Ao colocar os pontos de verificação num padrão reconhecível, como por exemplo, ponta a ponta, qualquer movimento é claramente visível à primeira vista. Para além de ajudar na rápida identificação de desaperto, também se verifica facilmente se este elemento se perdeu ou não. Além disso, derrete a uma temperatura específica (125ºC) para destacar quaisquer problemas de sobreaquecimento da roda ou do cubo.

Este produto encontra-se disponível de série nos modelos Monocoque, Europa, Campanha, Cisternas >= 8000, espalhadores H2RS e Plataformas.




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