Robôs agrícolas, uma tendência do setor

modular-e_site.jpg

O crescimento económico e populacional são fatores determinantes para as crescentes necessidades de produção. É por esta razão que temos assistido a uma nova forma de trabalhar a agricultura, privilegiando a inovação e a tecnologia.

É neste contexto que encontramos os robôs agrícolas, esperando-se que tenham um papel ainda maior na agricultura do futuro, impulsionando a inovação e promovendo a sustentabilidade em toda a cadeia alimentar.

Atentos a esta tendência global, a Herculano associou-se ao INESC-TEC para o desenvolvimento do Modular-E, um robô apresentado na World FIRA 2024, uma feira promissora na robótica agrícola, com várias empresas a apresentar soluções inovadoras voltadas para melhorar a eficiência e a sustentabilidade da produção alimentar.

Nesta feira foram apresentadas discussões e workshops dedicados aos desafios e oportunidades da robótica na agricultura. Vários especialistas na área partilharam a sua visão sobre como a automação e a robótica podem ajudar os agricultores a aumentar a produtividade, reduzir os custos e minimizar o impacto ambiental nas suas operações.

Aconteceram também diversas demonstrações que proporcionaram aos participantes da FIRA uma visão prática de como estas tecnologias estão a ser implementadas no terreno. Estes equipamentos, mostraram as suas capacidade de trabalhar em conjunto com os agricultores, respondendo aos desafios enfrentados pela agricultura moderna.

 

 

 

O Conceito Modular-E

É um robô modular autónomo para culturas lenhosas com capacidades de navegação avançadas. A monitorização permite a recolha de dados visuais e de nuvem de pontos 3D para alimentar os sistemas de apoio à decisão.

Equipado com sistemas de deslocação avançados, o Modular-E pode mover-se de forma eficiente numa variedade de terrenos e obstáculos. O robô conta com uma variedade de sensores, que inclui câmaras, um sensor LIDAR e antenas GPS, o que promove uma perceção detalhada do ambiente ao seu redor.

Também funciona como aplicador de fertilizante utilizando a tecnologia de taxa variável e sensores de NPK, para solo e folhas. Além disso, possui uma ferramenta elétrica ultra eficiente para o controlo do crescimento da vegetação nas culturas em linha e entre linhas. A vindima automática em contexto de vinha em socalcos estará disponível em 2025. E, no futuro, para além da vindima, também será possível a poda.

João Amaro



Subscreva a nossa newsletter