Green precision | valorizamos os seus efluentes pecuários

4-1280x835.jpg

O chorume é, em si, uma fonte renovável de elementos fertilizantes. Bem gerido limita fortemente o uso de adubos minerais, particularmente os azotados.

Um efluente pecuário é a mistura de dejetos de animais de criação intensiva, águas das lavagens, restos de alimentos e por vezes alguma palha, contendo os nutrientes necessários ao desenvolvimento das plantas, nomeadamente os macronutrientes Azoto, Fósforo e Potássio.

No entanto, por vezes é polémico aquando da sua aplicação junto de zonas habitacionais, devido aos cheiros que liberta quando é aspergido aereamente, vulgo distribuição em leque.

Atualmente a Herculano fabrica para as suas cisternas: localizadores enterradores de discos ou âncoras, localizadores de prados de ejeção junto ao solo e comercializa também toda a gama Vogelsang (fabricante Alemão) de barras de distribuição localizada.

Os seus efeitos benéficos em valor fertilizante, são hoje reconhecidos pelos agricultores em geral, pois acrescentam matéria orgânica ao solo contrariando a sua degradação, infertilidade e erosão.

A pressão ambiental decorrente da aplicação/deposição exagerada de chorumes, particularmente nas zonas de exploração intensiva de bovinos ou suínos, fez-nos trabalhar no sentido de apresentar as soluções seguintes:

 

  • Green Precision BASIC

Composto por um módulo muito simples de instalar e usar. Através de um smartphone (ou tablet opcional), apresenta ao operador a análise do chorume com valores de Nitrogénio, Potássio e Fósforo, permitindo-lhe em tempo real decidir a quantidade a distribuir no campo, adubando a parcela de terreno corretamente, de acordo com a gestão da adufa automática/eletrónica.

 

  • Green Precision PRO

É um produto igualmente simples e fácil de instalar, mais completo, que oferece uma informação mais valiosa para uma correta adubação na parcela de terreno. Após a análise dos macronutrientes presentes no chorume, o sistema GPS/Bluetooth efetua o cálculo automático da quantidade a ser distribuída de acordo com a velocidade do trator.

 

Clique aqui para fazer download do folheto informativo.

Engº Teixeira Marques

O Engº Teixeira Marques iniciou a sua formação como Regente Agrícola na década de 70, tem uma vasta experiência e conhecimento ao nível da maquinaria agrícola, esteve envolvido na área comercial da Herculano vários anos nacional e internacionalmente, tendo vindo assumir a área de Gestão de produto e recentemente a assistência técnica da Herculano.



Subscreva a nossa newsletter