Os 5 principais opcionais dos Monocoques Herculano
Qualquer equipamento standard Herculano poderá ser otimizado com opcionais que melhoram substancialmente a sua performance.
Neste artigo, explico aqueles que considero ser os 5 principais opcionais que temos disponíveis para a nossa gama de Monocoques.
1. Sistema de estabilização do eixo
Nem sempre conseguimos reunir as melhores condições de segurança no momento da descarga, especialmente as que são relacionadas com o nivelamento do solo.
Para garantir a segurança do basculamento, disponibilizamos o sistema de estabilização do eixo traseiro que, tal como o nome indica, mantém a caixa estável durante o processo, evitando oscilações laterais que poderão resultar numa possível queda. Neste sistema, o reboque é equipado com dois cilindros nas longarinas, que atuam de forma independente do comando de basculamento, permitindo estabilizar o reboque quando bascular em terrenos ligeiramente inclinados. Após dar início ao basculamento, o operador pode acionar cuidadosamente a alavanca do trator, de forma a equilibrar o reboque e compensar a inclinação do terreno. Este opcional está disponível para Monocoques com 2 ou 3 eixos (no caso de 2 eixos, somente com suspensão tandem).
Para os monocoques de 2 eixos com suspensão bogie, temos outro sistema: bloqueio do eixo, onde o bloqueio é efetuado com a linha hidráulica de basculamento, ou seja, logo que se inicia o basculamento, imediatamente antes, o eixo é bloqueado, e só deixa de ficar, quando a caixa ficar novamente em baixo.
2. Grupo Motor Bomba (para Sistema Hidráulico Independente)
Nos casos em que existe um sistema hidráulico independente, aconselha-se a utilização do grupo motor bomba: um sistema composto por um motor hidráulico e uma bomba hidráulica, ligados mecanicamente entre si que fica posicionado no reboque. O motor é alimentado pelo sistema hidráulico do trator, o óleo passa pelo motor e retorna ao deposito do trator, a bomba por sua faz aspiração de óleo a partir de um deposito posicionado no reboque, e direciona o óleo para o cilindro de basculamento. Naturalmente quanto maior for o caudal do trator (máximo permitido 162Lt/min.), mais curto será o tempo de basculamento.
Através deste sistema, e comparativamente ao de bomba direta ao PTO do trator, o acoplamento/desacoplamento do reboque/trator é muito mais rápido, e anulamos possíveis danos na bomba e no PTO do trator.
3. Sistema de Lubrificação Automática
Os equipamentos possuem cada vez mais funções acrescidas e com isso mais pontos a lubrificar com acessos nem sempre facilitados.
Com o sistema de lubrificação automática é possível pré-definir os intervalos de lubrificação assim como a quantidade de massa a enviar para cada ponto a lubrificar de forma diferenciada.
Como resultado, com o uso deste sistema temos o aumento da vida útil dos equipamentos, a diminuição dos gastos com peças de reposição e a garantia de que temos o equipamento sempre a funcionar em perfeitas condições.
4. Sistema de Pesagem
Este sistema possui sensores de carga adaptados aos eixos e à lança que permitem fazer a leitura do peso em tempo real. Através de um monitor, o utilizador tem sempre a informação do peso que transporta, evitando multas por excesso de carga ou danificação do equipamento por sobrecarga transportada.
5. Escolha de diferentes eixos e rodas
Dependendo das condições do terreno ou da finalidade do equipamento, disponibilizamos vários tipos de eixos e de rodas para uma melhor adaptação às necessidades do cliente.
Em relação aos eixos, temos o eixo fixo, autodireccional, direcional forçado e direcional forçado eletrónico. Poderá consultar as principais diferenças neste artigo: https://herculano.pt/noticias/como-escolher-o-tipo-de-eixo-para-o-seu-reboque
Relativamente às rodas, dependendo se é para utilização em estrada ou campo, com maior ou menor nível de compactação de solo, temos uma variedade de opções que visam garantir uma boa performance do equipamento independentemente das condições.